Bioinformatas relevantes em 2021

Uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, a revista Nature, publica anualmente uma seleção das 10 personalidades que tiveram grande impacto na ciência naquele ano.

Em 2021, um Bioinformata esta este ano entre esses 10 nomes apontados. Trata-se do brasileiro Tulio de Oliveira, que vive e trabalha na África do Sul.

Tulio de Oliveira, um dos cientistas que fizeram a diferença na ciência em 2021, segundo a revista Nature.

No dia 25 de novembro, Tulio de Oliveira anunciou a descoberta da nova variante Omicron do SARS-CoV-2. Ele é diretor da Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal da África do Sul (KRISP).

Segundo relato à revista revista Nature, ele sabia que, ao relatar mais uma variante de preocupação, corria o risco de incorrer em sanções, que penalizariam economicamente os países da África. Mas ele sabia que era a coisa certa a fazer:

“A maneira de deter uma pandemia é com uma ação rápida”

Tulio de Oliveira

A rápida identificação dessas variantes reforça a importância de ter a vigilância da COVID espalhada uniformemente por todo o mundo. A Bioinformática tem sido essencial nesse contexto. O trabalho de Túlio de Oliveira também influenciou a formulação de políticas.

Referências
https://www.nature.com/immersive/d41586-021-03621-0/index.html#section-4fb0AsXq4K

Publicado por OnlineBioinfo Bioinformática

Meu nome é Raquel Minardi, sou bacharel em Ciência da Computação e doutora em Bioinformática. Sou professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG desde 2010, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG, coordenadora da rede BaBEL de Bioinformática aplicada a Biotecnologia, vice-coordenadora do comitê especial de Biologia Computacional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e secretaria da diretoria regional centro-sudeste da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C). Sou fascinada pela área de Bioinformática e pela possibilidade de desenvolver modelos e algoritmos para suporte a resolução de problemas tão desafiadores quanto os que envolvem a biologia e biotecnologia. Também amo ensinar e desenvolver conteúdos para ensino a distância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: