Uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, a revista Nature, publica anualmente uma seleção das 10 personalidades que tiveram grande impacto na ciência naquele ano.
Em 2021, um Bioinformata esta este ano entre esses 10 nomes apontados. Trata-se do brasileiro Tulio de Oliveira, que vive e trabalha na África do Sul.

No dia 25 de novembro, Tulio de Oliveira anunciou a descoberta da nova variante Omicron do SARS-CoV-2. Ele é diretor da Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal da África do Sul (KRISP).
Segundo relato à revista revista Nature, ele sabia que, ao relatar mais uma variante de preocupação, corria o risco de incorrer em sanções, que penalizariam economicamente os países da África. Mas ele sabia que era a coisa certa a fazer:
“A maneira de deter uma pandemia é com uma ação rápida”
Tulio de Oliveira
A rápida identificação dessas variantes reforça a importância de ter a vigilância da COVID espalhada uniformemente por todo o mundo. A Bioinformática tem sido essencial nesse contexto. O trabalho de Túlio de Oliveira também influenciou a formulação de políticas.
Referências
https://www.nature.com/immersive/d41586-021-03621-0/index.html#section-4fb0AsXq4K