Desafio: criando o hábito de ler um artigo por dia!

Figura 1 – Post no blog sobre Olivia Rissland e suas leituras.

Em 2020, li um artigo de Blog da Nature que contava a experiência da cientista Olivia Rissland, pesquisadora nos Estados Unidos, sobre a leitura de um artigo por dia durante 2 anos e meio. Fiquei bem inspirada na época pois já era algo que eu tive como meta em diferentes fases da minha vida como cientista. Era algo que eu sempre tentava fazer e, por algum tempo, até conseguia. É uma sugestão que sempre dou aos alunos de doutorado inclusive. Entretanto, não é um hábito que eu consegui adquirir nem no médio prazo.

Como a própria Olivia Rissland menciona, ler artigos é uma tarefa importante na vida do cientista mas não é urgente. Como temos diversas outras tarefas mais urgentes como preparar e ministrar aulas, escrever artigos e projetos, entre outras, acabamos deixando um artigo que precisamos ler na espera por vários dias.

Segundo Charles Duhigg, em seu best seller O poder do hábito (Duhigg, 2012), existe um padrão neurológico que governa os hábitos. Ele chama esse padrão de o loop do hábito. Esse loop é composto por:

  • uma deixa ou um gatilho que dispara o hábito
  • uma rotina que é o hábito em si
  • uma recompensa pela realização da rotina desejada

Ele menciona inclusive que podemos mudar hábitos indesejáveis usando a mesma deixa que nos leva ao hábito, mudando o hábito e mantendo a recompensa. Ele discute ainda como um grupo ou comunidade pode ser de grande ajuda na mudança ou aquisição de hábitos.

Olivia Rissland compartilha algumas das estratégias que ela usou para adquirir o hábito:

  • Ela diz que sempre tem uma lista (um diretório) com diversos artigos que deseja ler. Ela não se prende ao tópico de pesquisa dela, mas busca ler também artigos de outras áreas de ciência para abrir a mente.
  • Além disso, ela costuma compartilhar diariamente algum aprendizado que teve como a leitura no grupo dos alunos do seu laboratório.
  • Por fim, ela criou uma planilha com os artigos que lê a cada dia do ano. Segundo ela, é um prazer adicionar uma nova referência a cada dia na planilha. É uma recompensa no loop do hábito.

Com a proximidade da virada do ano, pensei em me colocar esse desafio para 2022. E você? Gostaria de tentar? Se sim, escreva pra mim e entre nesse “clube”. Dependendo do número de pessoas interessadas, podemos nos reunir, criar um grupo, nos apoiar e incentivar nessa meta. Vamos juntos?

Referências

Duhigg, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Objetiva, 2012.

https://www.natureindex.com/news-blog/this-scientist-read-research-academic-paper-every-day-what-she-learned

Publicado por OnlineBioinfo Bioinformática

Meu nome é Raquel Minardi, sou bacharel em Ciência da Computação e doutora em Bioinformática. Sou professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG desde 2010, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG, coordenadora da rede BaBEL de Bioinformática aplicada a Biotecnologia, vice-coordenadora do comitê especial de Biologia Computacional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e secretaria da diretoria regional centro-sudeste da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C). Sou fascinada pela área de Bioinformática e pela possibilidade de desenvolver modelos e algoritmos para suporte a resolução de problemas tão desafiadores quanto os que envolvem a biologia e biotecnologia. Também amo ensinar e desenvolver conteúdos para ensino a distância.

Um comentário em “Desafio: criando o hábito de ler um artigo por dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: