Semana 2 – Como foi a primeira experiência com as leituras?

Olá pessoal! Espero que a primeira semana tenha sido uma boa experiência para todos. Mas começo dizendo que, se não conseguiram cumprir a “meta” de leitura, isso não é problema! Estamos em processo de construção.

Sobre a adequação da meta de leitura

Recebi relatos de pessoas que já tentaram e não conseguem ler um artigo por dia. Outros de pessoas que vão se colocar uma meta menor, como 3 artigos por semana por exemplo. E está ótimo! Essa é a ideia. Ler um pouco a cada dia, criar o hábito de leitura de artigos! Há artigos mais densos que vão tomar mais tempo e há artigos mais curtos e simples que vão tomar menos tempo. Há pessoas mais experientes nesse tipo de leitura e pessoas menos experientes. A experiência, claro, vem com a prática. A prática vem com o hábito.

Como ler um artigo?

Gostaria de esclarecer também que me refiro aqui a uma leitura mais geral do artigo. Essa é a minha intenção. Eu gostaria de fazer uma leitura geral de um artigo por dia útil. Você pode ter uma pretensão um pouco diferente conforme seus objetivos e estágio de carreira atuais. Caso você tenha interesse, pode assitir um vídeo antigo nosso que fala sobre como ler artigos. Lá eu menciono essa leitura mais diagonal, mas geral do artigo. Alguns dos artigos você provavelmente precisará fazer uma leitura mais detalhada, conforme a importância dele para sua pesquisa atual.

Sobre falhar e recomeçar

Gostaria de dizer também que haverão dias (talvez muitos) em que vamos falhar. Eu falhei já no primeiro dia. Era o primeiro dia de trabalho do ano, após duas semanas de recesso e o volume de tarefas urgentes acumuladas era grande. Foi um dia em que dava aulas. Enfim, sempre haverão muitas desculpas. Mas tudo bem. No segundo dia, escolhi um artigo mais rápido e li dois. Mas isso não é necessário. Basta recomeçar e não deixar o desafio de lado. Queria que pudéssemos fazer esse combinado. A gente pode falhar mas vamos manter o desafio até o fim do ano. Tenho certeza que vamos colher muitos frutos.

Sobre fazer anotações

Essa primeira semana foi uma semana de iniciação, de recepção de colegas no grupo, estamos nos adaptando. Ao longo das próximas semanas, vamos pensar juntos em conteúdos para evoluirmos nas leituras (já se inscreveu no nosso grupo do Telegram?) e marcar alguns encontros para trocar ideias. Estou pensando em um por mês. Me digam o que acham? Podermos variar os dias e horários para conseguir contemplar mais pessoas.

Para essa semana, gostaria que definissem uma estratégia para marcações no artigo e tomada de notas. Eu estou usando a ferramenta Osidian para minhas notas. Eu falo mais sobre esse meu método no seguinte vídeo. Comecem a definir um método próprio de tomar notas. Elas serão muito úteis! Falaremos mais disso nas próximas semanas!

Não deixem de compartilhar conosco suas leituras pelo canal de sua preferência:

Vamos juntos! Enviem sugestões por favor! Até semana que vem!

-Raquel

Publicado por OnlineBioinfo Bioinformática

Meu nome é Raquel Minardi, sou bacharel em Ciência da Computação e doutora em Bioinformática. Sou professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG desde 2010, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG, coordenadora da rede BaBEL de Bioinformática aplicada a Biotecnologia, vice-coordenadora do comitê especial de Biologia Computacional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e secretaria da diretoria regional centro-sudeste da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C). Sou fascinada pela área de Bioinformática e pela possibilidade de desenvolver modelos e algoritmos para suporte a resolução de problemas tão desafiadores quanto os que envolvem a biologia e biotecnologia. Também amo ensinar e desenvolver conteúdos para ensino a distância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: