
Desde que me tornei professora, compartilhar conhecimento sobre Bioinformática e atrair talentos para a área era um desejo meu. A primeira iniciativa foi a criação de duas edições do Curso de Verão em Bioinformática Estrutural do DCC/UFMG que ocorreram em 2011 e 2012.
Posteriormente, participei da organização da I Escola de Verão do DCC/UFMG. Ministrei uma palestra e um curso sobre Bioinformática que foram gravados e postados no YouTube da Escola.

E para minha supresa, em pouco tempo esse vídeo foi assistido muitas vezes. As pesquisas no YouTube pelo termo “Bioinformática” levavam frequentemente a esses vídeos. Notei então a carência de conteúdo sobre o assunto na plataforma YouTube e, de forma geral, para um público geral. Nessa época, a divulgação científica não estava tão em voga quanto atualmente. Pensei em criar um canal no YouTube mas não conhecia nenhum canal de um acadêmico na plataforma.
Em 18 de janeiro de 2018, criei o canal OnlineBioinfo no YouTube. Meu primeiro vídeo com conteúdo sobre Bioinformática foi postado em 1 de outubro daquele ano.
No mesmo mês, submeti um projeto para oficialização do projeto como um projeto de extensão universitária da UFMG. Oficialmente, a data de criação do projeto foi 16 de outubro de 2018.
Desde então, o projeto tem crescido em vários aspectos.
- O primeiro ponto importante foi a colaboração da minha aluna de mestrado Luana Bastos, que me apoiou bastante na continuidade da iniciativa.
- Criamos um perfil no Instagram e no LinkedIn. Já nos segue lá? É onde costumamos divulgar notícias, eventos e etc.
- O canal tem crescido bastante e é o maior canal no tema no país em número de seguidores. Mais importante que isso, temos cada dia mais relatos de estudantes que conheceram a Bioinformática através desse projeto e isso não tem preço 🤍 São muitos alunos brilhantes que já ingressaram no mestrado, no doutorado e que vão longe!!! Isso é gratificante demais.
- Criamos dois cursos relacionados ao tema do projeto e já formamos mais de 700 alunos, o que é uma grande honra:
- Introdução à Computação para Bioinformática (Perl e Python) 👉🏻 para pessoas com formação em ciências da vida
- Algoritmos para Bioinformática 👉🏻 para pessoas com experiência em programação
Ficamos muito honrados com as repercussões tão positivas desse projeto e queremos sempre melhorar! Por isso, essa nova versão do site com a nova identidade visual.
Espero que gostem! Continuem conosco 🙌🏻
—Raquel
Olá professora, estou matriculado no curso de extensão de Introdução à computação e ansioso para começar! Tenho certeza de que vai ser uma grande experiência.
CurtirCurtir
Que legal Thiago! Seja bem vindo e espero que o curso lhe abra novas e promissoras perspectivas!
CurtirCurtir